Hope Hour: Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual

Quando: 26 de agosto, às 16h

Investimento: Gratuito

Participe do FORTEC HOPE HOUR durante o Pré Evento XV Encontro FORTEC sobre os NOVOS DESDOBRAMENTOS DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL: PLANO DE AÇÃO com a participação de Felipe Machado, Coordenador-Geral de Economia 4.0 e Propriedade Intelectual/ME, Miguel Carvalho, Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério da Economia; Natália Ruschel, Coordenadora da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual/ME; e Patrícia Leal Gestic, CEO da Intelligence for Innovation e atuou como consultora líder do ENPI.

A partir de 1 de agosto de 2021 iniciou-se a implementação do Plano de Ação 2021-2023, o qual concretiza, em 49 ações e suas respectivas metas, a primeira etapa da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) lançada em novembro de 2020. Muito além da articulação entre as instituições públicas relacionadas à PI, que já é um desafio, a ENPI busca uma abordagem de parcerias com o setor privado, especialistas em PI e a sociedade civil como um todo. Nesta empreitada, é fundamental a participação dos maiores depositantes de patentes de inovação do país, que são os NIT e ICT. Assim, este é o início de um diálogo mais estreito e sustentável rumo à busca de um sistema de propriedade intelectual mais efetivo no Brasil, visando a competitividade e o desenvolvimento da economia nacional. Entre os itens que serão debatidos neste início de diálogo são: dinâmica da participação da sociedade civil no GIPI, planos de trabalho e detalhamento das entregas do Plano de Ação para busca de ações concretas em parceria.

Felipe Augusto Machado

Servidor do Ministério da Economia. Atual Coordenador-Geral de Economia 4.0. e Propriedade Intelectual. Graduado em Relações Internacionais, Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento e Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2011, com atuação prévia nos temas de indústria e comércio exterior.


Miguel Campo Dall’Orto Emery de Carvalho

Servidor do Ministério da Economia da carreira de analista de comércio exterior, com experiência em temas de defesa comercial e propriedade intelectual. Atualmente ocupa o cargo de Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual, coordenando a formulação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual. Iniciou carreira pública como analista de relações internacionais do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.


Natália Semeria Ruschel

Servidora do Ministério da Economia, participa da coordenação da implementação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, atuando na área desde 2015. Iniciou carreira pública na área de negociações internacionais. Antes de se tornar servidora, foi advogada da área de comércio exterior e direito internacional. Mestre em Direito Internacional e Economia pelo World Trade Institute (Universidade de Berna, Suíça) e especialista em comércio exterior pela UNICAMP.


Patrícia Leal Gestic

Diretora executiva da consultoria ii Intelligence for Innovation Consulting, foi consultora líder pela WIPO (World Intellectual Property Organization, Genebra) para construção da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual para o Governo Federal, a ENPI (2020-2021). Atuou como diretora de NIT, em empresa privada e laboratórios de pesquisa públicos. Graduada em engenharia de alimentos com mestrado e doutorado pela Unicamp com formação executiva em liderança pela Fundação Dom Cabral. Mais de 20 anos de experiência nos ambientes público e privado com sólida carreira orientada à Gestão Estratégica da Inovação, P&D, Parcerias entre Universidade e Empresas, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Novos Negócios, Empreendedorismo, Captação de Fomento, Políticas Públicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *